Análise do Questionário: "Matemática No Ensino Médio"

     Bom como eu já havia dito, curso Matemática na UVA( Universidade Vale do Acaraú) e estou fazendo uma disciplina chamada Tecnologias Digitais no Ensino da Matemática onde estamos aprendendo a usar uma ferramenta ( forms.google.com ) muito importante para realizar questionários e testes. O meu tem como tema: Matemática no Ensino Médio, e nele observei as opiniões dos alunos sobre a experiência vivida no ensino médio com a matemática e as dificuldades na formação.
     Escolhi divulgar meu questionário através do whatsapp, pois é muito mais fácil e rápido para o acesso. Para ver o questionário clique aqui.
     Porque escolhi esse tema?
Escolhi esse assunto porque veio a curiosidade de como foi o ensino médio dos meus amigos, do que eles estudaram  e a opinião dos mesmos.
     Foram 19 entrevistados, dentre eles 11 estão cursando matemática comigo e o restante são amigos do meu meio de trabalho.

Vamos as perguntas:
1. Identificação dos entrevistados.

Fonte: Google Forms

2. Qual o ano em que concluíram o ensino médio.


Fonte: Google Forms

Podemos perceber uma variação grande dos anos de conclusão que ficam entre 2007 e 2017.


3.Se a escola era particular ou pública.


Fonte: Google Forms]

Grande parte dos alunos entrevistados foram de escola pública.

4.Opinião sobre alguns ambientes na escola.


]
Fonte: Google Forms

Sobre algumas ambientes da escola, como sala de aula, biblioteca, sala de informática, aulas, conteúdo, professores e livros. Para eles julgarem em péssimo, bom, regular, ótimo ou excelente. A maioria dos entrevistados colocaram como bom os ambientes.

5.Quais os conteúdos vistos no ensino médio.

Fonte: Google Forms

Foram listados os conteúdos que são previstos para o ensino médio, onde os entrevistados marcavam aqueles que lembravam de ter sido visto ou repassado pelo professor. Grande parte das matérias foram assinaladas por quase todos, apenas algumas como raízes complexas de um polinômio que foram marcados por poucos entrevistados.

6.O nível de participação nas aulas.


Fonte: Google Forms

A variação entre 1 e 10 das participações das aulas de cada entrevistado, cerca de 80% dos entrevistados marcaram acima de 6.


7.Interesse dos professores nos alunos durante as aulas de matemática.


Fonte: Google Forms

Sobre o interesse do professor, ficou bem dividido com mais de 30%  para as respostas sim, ás vezes e bastante. Para não, teve nenhuma marcação.

8.Relate problemas na formação.

Fonte: Google Forms

Na última pergunta do meu questionário, pedi um pequeno relato sobre algum problema na formação da matemática, e grande parte dos relatos foram pessoais.


 Resumindo tudo, grande parte dos entrevistados são de escola pública, eram ativos na aula, sempre tinham ajuda do professor e conseguiram ver parte do conteúdo previsto para o ensino médio. Percebi na minoria uma falta de conteúdo e da sua participação na aula. 









Comentários

  1. Parabéns pela postagem, Andrine!
    Gostei bastante do seu questionário e achei bem interessante fazer com alguns alunos de nosso curso. Percebi também que você seguiu as "regras", tanto na quantidade de pessoas que responderam como na quantidade de perguntas.
    Percebi apenas alguns erros na escrita ( bem poucos ) e também que talvez por causa do título da sua postagem você tenha confundido o nome da disciplina. No mais gostei bastante e tenho certeza que a cada postagem você vai evoluindo mais.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg novamente, kkk foi nem percebi o nome da disciplina, vou concertar. Obg. Sorry pelos erros.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uso do Blog na Matemática

Análise do Teste: "Raciocínio Lógico"